Coordenador : Luiz Claudio Santos Souza Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390624.2206.225476.16042023
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Acadêmicos de medicina da UFF que estiverem devidamente matriculados, cursando ou que tenham cursado a matéria de Oftalmologia, interessados em aprofundamento da área.
Local de atuação: Inscrições realizadas na secretaria de medicina do HUAP e pela internet de 01/01/2016 à 03/01/2016.
Objetivo
As ligas acadêmicas são uma realidade no cotidiano extracurricular do estudante de medicina brasileiro. Dessa forma, orientar e incentivar a fundação de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia bem estruturadas contribui com o estreitamento da relação universidade-sociedade, além de complementar a formação médica, estimulando os alunos a uma postura pró-ativa frente à utilização e difusão do ensino, além de desenvolver jovens lideranças para o futuro da especialidade. Artigo. 2° do estatuto da Liga: A liga tem como objetivos: I.Promover a integração entre alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área oftalmológica; II.Aprimorar o conhecimento científico no que tange a oftalmologia; III.Divulgar, por meio de publicações em revistas científicas, os resultados alcançados durante as atividades da Liga; IV.Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente, através do acompanhamento dos atendimentos ambulatoriais; V.Iniciar o acadêmico em estudos experimentais, pesquisa e extensão; VI.Promover cursos, simpósios e congressos, com participação ativa dos alunos, professores e profissionais; VII.Realizar atividades de prevenção e orientação em saúde, junto à comunidade acadêmica, profissional e sociedade em geral; VIII.Boa formação profissional, visto que muitas entidades nosológicas repercutem nas dependências clínicas da oftalmologia; IX.Ideário de ligação médico-paciente não apenas fundamentado pela técnica, mas também humanizada, tendo como princípios o acolhimento, confiança e respeito; X.Conhecimento diante da abordagem humanizada frente ao prognóstico das comorbidades oculares; XI.Abordagem biopsicossociocultural do paciente desde o atendimento, seu diagnóstico, tratamento e interação com demais especialidades médicas e multiprofissional; XII.Direcionamento do raciocínio a partir do conhecimento prévio das cadeiras da área básica para o entendimento clínico e integral das patologias oculares; XIII.Entendimento das novas publicações em pesquisas e técnicas de tratamento, prevenção e orientação do paciente.
Resumo
A Liga de Oftalmologia da UFF busca reunir um grupo de acadêmicos de medicina interessados na área para complementar e aprofundar os conhecimentos referentes à oftalmologia e suas correlações clínicas. Nossos encontros são periódicos, por meio de aulas teóricas com especialistas, aulas práticas, participação em projetos de pesquisa, congressos e extensão universitária. Com uma supervisão docente efetiva e ativa os estudantes terão a oportunidade de desenvolver e articular as três principais vertentes da liga: ensino, extensão e pesquisa. Nosso maior objetivo é utilizar o ambiente acadêmico para ampliar o conhecimento na área e a interação universidade-comunidade, por meio de campanhas e projetos de conscientização.